As férias de inverno são mais curtas. Você já escolheu o seu lugar favorito?

As férias de julho estão aí e você não sabe onde será a diversão ou o descanso?

Temos algumas dicas de passeios aqui em Atibaia e pela região. Estamos a apenas 50 km da capital, o que possibilita a viagem no final de semana, ou, até mesmo, durante a semana para aproveitar as férias das crianças. Sabe aquele lugar aconchegante como a casa da vó? Então, aqui tem um monte. Passeios incríveis que toda a família vai amar. Além desse lugar incrível para se hospedar.

Cultura, Natureza e Religiosidade

A cidade de Atibaia tem museus que guardam grandes histórias, principalmente sobre a história de sua fundação e construção. O Museu João Batista Conti fica no denominado Centro Histórico, em meio a um acervo histórico muito valioso, abriga uma das maiores coleções de objetos e documentos referentes à Revolução Constitucionalista de 1932.

O Museu de História Natural com o nome de Professor Antonio Pérgola, inaugurado na década de 1980, possui um acervo com mais de 1 mil peças de animais empalhados – uma grande atração que fica dentro do Parque Municipal Edmundo Zanoni – bem próximo ao centro da cidade, onde também tem uma rica área verde, lago com pedalinhos e playground para os pequenos.

Ainda sobre história, podemos destacar o Museu do Escravo que fica dentro da Igreja Nossa Senhora dos Homens Pretos e, ainda, o Museu Olho Latino no Centro de Convenções Victor Brecheret, ambos pontos turísticos e palco de grandes espetáculos culturais.

Não poderia deixar de citar o nosso maior patrimônio natural que é o Monumento Natural Estadual da Pedra Grande, onde acontecem muitas aventuras de off road, bike, motocross, escalada, trilhas, vôo de paragliders e asa delta, porém muito apropriada para a contemplação da natureza, algo pouco possível nos grandes centros. Além da Pedra Grande, existem outros pontos que podem ser visitados ao longo de todo o Parque, como a Reserva do Vuna, a Pedrinha e o Parque da Grota Funda, todos eles são reservas ambientais protegidas por lei.

A religiosidade aqui é bem marcante. Devido a sua fundação ter sido marcada por duas igrejas principais que guardam até hoje a história de vida de muitas famílias tradicionais, pois, há mais de 300 anos, tudo girava em torno das duas igrejas, como são chamadas carinhosamente pelos moradores, sendo pontos principais de referência da cidade.

A região

Mesmo que a sua hospedagem seja por aqui, existem algumas cidades próximas que merecem ser visitadas:

    • Piracaia: O Santo Cruzeiro de Piracaia (a aproximadamente 20 km de Atibaia), que fica no Morro da Penha, cujo o acesso é feito por uma escadaria de 590 degraus, em uma verdadeira peregrinação.
      Mas não se preocupe, pode ser acessado também pela estrada
      . Piracaia ainda abriga um centro histórico muito charmoso e diversas cachoeiras de fácil acesso.
    • Bom Jesus dos Perdões: a cidade Santuário (7 km de Atibaia). Abriga o centenário Santuário de Bom Jesus dos Perdões que recebe muitos peregrinos ao longo do ano. Você ainda pode aproveitar e passear tranquilamente a pé pelas ruas do centro da cidade, respirando o ar tranquilo do interior.

 

    • Nazaré Paulista: uma terceira cidadezinha que vale a pena conhecer (20km de Atibaia). É cercada pelas represas do Sistema Cantareira que abastecem cerca de 60% da região metropolitana de São Paulo e é um excelente local para respirar ar puro e cercado por muito verde.

Tenha certeza que as crianças vão amar todas essas dicas, pois em cada ponto turístico tem muita coisa que vai prender a atenção delas.

Enfim, acredito que tenha conseguido te convencer que, por aqui, tem muita coisa pra se distrair. Agora, é só arrumar as malas e pegar a estrada. Só não esqueça a máquina fotográfica, porque o que não falta por aqui são paisagens estonteantes, principalmente ao fim do dia.

 

Até breve. Nos encontramos no check-in S2!